quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia 18 de Junho Dia do Orgulho Autista



Olá amigos!

Faz tempo que não posto por aqui. A correria do dia a dia, trabalho, vida pessoal nem sempre permite que eu visite e escreva periodicamente para vocês e esse é o motivo pelo qual só agora posto sobre o Dia do Orgulho Autista que esse ano foi um pouco mais especial para mim do que nos anos anteriores.

Bem, o que é o Dia do Orgulho Autista? Para quem não sabe, todos os anos, no dia 18 de junho, comemoramos o Dia do Orgulho Autista. A referida data foi criada por pais de pessoas no espectro autista com a finalidade de demonstrarem a satisfação pessoal, com a melhora na qualidade de vida de seus filhos. O nascimento do termo "Movimento Orgulho Autista" ocorreu primeiramente nos Estados Unidos.

Nós que possuímos familiares dentro do espectro autista sabemos o quanto é gratificante, o quanto nos enche de orgulho cada pequeno grande progressos deles. É gratificante ver nossos anjos interagindo cada vez mais, aprendendo a se comunicar, cantar, brincar, evoluir! Uma simples brincadeira de jogar bola com outra criança (o que é comum e corriqueiro com outras crianças) é algo grandioso e muito comemorado por pais de crianças no espectro.

Eu fico muito feliz a cada pequeno progresso que meu irmão, hoje com 29 anos apresenta. Minha mãe me liga, conversamos e ela me conta pequenas "coisinhas" que o Inho começou a fazer, como por exemplo "pedir açúcar" para adoçar um suco que a seu gosto não estava doce.

Nesse ano tive a satisfação de representar o meu estado na Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília, no dia 21/06/2012, tendo como tema a audiência debater sobre o Dia do Orgulho Autista, onde falei sobre a situação dos autistas no RS. É uma grande honra, um grande orgulho ser convidada para participar de tão importante audiência. Encontrar amigos que já conheço há alguns anos, conhecer pessoalmente amigos virtuais ( que na verdade de virtuais não há nada, tamanho laço de amizade e carinho que trocamos quase que diariamente), firmar cada vez mais esse laço bonito de amor, fé e esperança que nos move.

Tenho muito orgulho dos progressos do Inho, de ver meu irmão brincando com meu filho, de ver que cada dia mais e mais ele se esforça para ser compreendido. Me encho de orgulho ao receber notícias de filhos de amigos que progridem a cada dia e nos presenteiam contando histórias lindas. Enfim, me encho de orgulho dos progressos dos anjos azuis, me encho de orgulho de todos vocês, pais, mães, irmãos, familiares, amigos dos autistas que estão juntos, unidos nesse laço azul de amor e união!

Abraços fraterno!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Meu irmão autista interagindo com o sobrinho de dois anos.





Como alguns sabem, sou mãe de uma criança de dois anos de idade. Nossa, como o tempo voou, lembro da primeira vez que meu irmão viu meu filho, ficou com uma pontinha de ciúmes da minha mãe com o neto, hehehe.

O Inho é carinhoso e afetuoso, sabe muito bem que o ama, quem gosta dele. Ele dá o rosto para ser beijado mas não beija outras pessoas, beija somente a minha mãe.

Quando o meu filho foi apresentado ao meu irmão, vimos que ele gostou do bebê, mas era visível uma "pontinha" de ciúmes pois a minha mãe que era "do Inho", agora estava dando atenção também a um bebê.

Com o passar dos meses, a cada visita que fazia a minha mãe, meu irmão se mostrava mais interessando no sobrinho, sorrindo quando o via e meu filho também correspondia de maneira simpática e feliz.

Há poucos dias, em uma das minhas visitas a minha mãe, presenciei algo que achei lindo: sobrinho brincando com o tio, um jogando a bola para o outro em perfeita harmonia e alegria.

Quem tem um autista na família sabe o quanto isso é significativo. A troca de olhares, uma brincadeira, a integração com outras pessoas.

Para mim é uma satisfação poder proporcionar a meu filho o convívio com uma outra pessoa especial, pois desde cedo ele aprenderá que existem pessoas especiais e que é preciso tratar a todos com o mesmo amor, carinho, respeito e igualdade com os quais queremos ser tratados.

Amei de mais esse momento, fiquei muito feliz!

Abraços a todos vocês!