sexta-feira, 16 de março de 2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo






Olá amigos!

Começo hoje a minha vida de "blogueira", esperando que eu, com esse meu simples "blog", ajude pais, irmãos, tios, sobrinhos, familiares de autista a lidarem com essa síndrome.

Não sou profissional da área médica, nem da área da educação especial. Caso eu me equivoque com algum termo, peço que comentem meus posts pois assim vocês estarão me ajudando a corrigir o erro.

Sou apenas a Cris, a irmã do Luizinho, um jovem autista muito bonito que está dentro do espectro autista. Luizinho é , como disse, muito bonito (não é por que é meu irmão). Não fala, precisa ser auxiliado em suas tarefas diárias como ir ao banheiro, escovar os dentes, tomar banho, etc. Se tem uma coisa que o 'Inho' faz bem é comer, ah, come muito bem, e tem um corpinho de dar inveja a muitas pessoas por aí, rsrsrs. Meu irmão demonstrou dons artísticos, pintou alguns quadros quando estava em atendimento há alguns anos atrás. Deixo registrado aqui que apesar de ter a fala muito limitada, ele SABE MUITO BEM tudo que passa a sua volta, quem o ama e o quer bem.

Como não podia deixar de ser, o meu "post de inauguração" será sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Tal dia é comemorado em todo o mundo, no dia 02 de abril de cada ano, onde diversos pontos turísticos ao redor do mundo são iluminados de azul, chamando assim atenção à causa autista. No Rio de Janeiro o Cristo Redentor ano passado foi iluminado de azul, em Porto Alegre, minha cidade natal, a chaminé da Usina do Gazômetro também foi iluminada de azul.










link da foto                                                                                            link da foto


Segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil,  estima-se haver quase 2 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, quase 1% da população. 

Espero que nesse dia, onde diversos pais, familiares, profissionais e instituições sairão às ruas a bem de chamar atenção a causa autista, que a população preste atenção, ajude na divulgação da causa. 




Meu fraterno ABRAÇO AZUL

4 comentários:

  1. Ah, Cris!! Que lindo isso! óbvio que me emocionei com esta super novidade! Te acompanharei sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga! Beijo!!!! Amo seu blog e acompanho SEMPRE! Você sabe!

    ResponderExcluir
  3. Não nos conhecemos (pessoalmente) e mesmo assim te admiro, assim como ao teu pai.
    Gostaria de um dia conhecê-los, juntamente com o Luizinho!
    Sucesso neste novo front!
    Abraços!
    Anderson (Pai da Pietra e da Giovana).

    ResponderExcluir
  4. Olá Anderson, admiro muito sua linda família também! Quem sabe em breve em um próximo evento da AMARS todos nós podemos nos conhecer? Abraço azul a vc e a linda família!

    ResponderExcluir